segunda-feira, 19 de março de 2012

Meninas pequenas X maquiagem

Sigo postando aqui pra vocês matérias do Donna de ZH. A reportagem publicada no dia 14/03/2012 fala sobre como cada vez mais cedo as meninas pequenas entram no mundo da maquiagem.

Sei que é muito bonitinho ver essas fofuras todas peruinhas e parecendo mini-adultas, porém tudo tem um limite, limite esse que vai ditar o quanto é saudável essa introdução cada vez mais precoce das meninas.


Que atire a primeira pedra, qual menina ou qual mãe e ainda incluisve qual pai nunca achou lindo ver sua menininhas parecendo e brincando de ser mulher? Pois é, ai é que está a chave da questão: quando a menina brinca ou é incentivada e estimulada a BRINCAR de ser adulto, isso é natural e está de acordo com o crescimento e amadurecimento para a vida adulta.

Quando a menina brinca, sai toda borrada e se achando linda, coloca os sapatos de salto, vestidos, acessórios e bolsas da mãe/irmã/tia/vó isso mostra um interesse de gênero, interesse em saber como conviver e ser uma adulta mais tarde.

Mas quando uma menina de 5 anos, prefere ir ao salão de beleza do que ela mesma se sujar brincando (e muitas vezes destruindo as maquiagens) com as maquiagens da mãe, dai sim existe uma inversão de valores e os pais/cuidadores/escola tem que estar atentos e orientar essa criança.

Na íntegra a matéria e no final o vídeo da famosa Julie que tem roubado a cena no youtube!!! Espero que gostem!!!






"As meninas de hoje se ligam cada vez mais cedo em maquiagens, salão de beleza e que prefiram roupas a brinquedos. Uma das explicações para o fenômeno está na quantidade dos estímulos, seja por TV, internet ou até mesmo pelos próprios cuidadores.

— Crianças que se sentem abandonadas, por exemplo, podem reconhecer a valorização do belo como um dos únicos caminhos para se sentirem importantes — explica a psicóloga Thaís Gonzatti Fernandes.

O psiquiatra Alceu Gomes acrescenta um dado relevante: nos últimos 40 anos, as meninas estão menstruando cada vez mais cedo. Segundo o especialista, isso é resultado da erotização precoce, pois estímulos externos têm representatividade biológica no corpo humano. Quanto menos a criança for exposta a esses estímulos, melhor, diz Gomes.

A professora de Psicologia da Educação Tânia Ramos Fortuna lembra que, como os adultos, as crianças também sofrem influência do meio, cujos valores são o culto à beleza, a tecnologia e o consumo exagerado. Não se pode esquecer, entretanto, que entre quatro e seis anos ocorre a chamada afirmação da identidade de gênero.

— Usar maquiagem, experimentar roupas e sapatos dos adultos e imitar gestos e posturas são atitudes saudáveis, pois representam brincar de ser adulto — conclui Tânia.

Fique de olho- Evite que o uso de maquiagem se torne um hábito diário.
- Atente para a necessidade constante de elogios. Manter a criança presa na ideia de superioridade e triunfo a qualquer preço colabora para torná-la ansiosa.
- Observe se a criança está atravessando algum período crítico que a leve a querer chamar atenção exagerada para si (exemplo: separação dos pais) e busque ajuda especializada em caso de dúvida.
- Mostre para o seu filho que beleza física não é o mais importante.
- Não use cosméticos de adulto e muito menos de boneca. Eles devem ser antialérgicos, e é importante fazer um teste antes de usar. O produto deve ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ser específico para o público infantil.
- Prefira cores claras, como rosa e branco.
- Remova sempre a maquiagem. Um lenço umedecido basta."

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...